terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pelo Consumo inteligente: Um Ano Sem Compras

Como algumas pessoas ja me perguntaram sobre meu ano sem compras: quanto tempo, como, o que eu posso comprar, etc... Resolvi fazer um post explicando tudinho para vocês!

Quem me conhece ja há um tempo, sabe que eu sou super hiper mega blaster consumista! Tudo que via e gostava, comprava! Sabe aquela estoria: Trabalho tanto, então eu mereço! Então, só que eu era/sou assim com tudo o que eu via/vejo!!! É tipo impossivel, eu não gostar das coisas! Sempre gosto de tudo, ja imagino mil looks e lugares que eu vou com as minhas compras! Sempre acho que não vou mais viver sem aquilo, sabe?! Fora que eu comprava o preto, branco, azul, roxo... não conseguia escolher as cores... comprava todos!

Final do ano passado, fui para Miami e Orlando com aminha a amiga-irmã Ju. Fomos visitar a Dali, nossa outra amiga que está morando por la! Bom, por incrível que pareça, eu comprei muuuuiiito, mas bem menos do que eu compraria no meu estado normal. Por que?

Em setembro, comecei a ficar nervosa com os meus gastos, sempre fazendo as contas na ponta do lápis. Pior, quando eu não entrava no vermelho, ficava por muito pouco.... Nunca conseguia guardar dinheiro... Sempre vejo as minhas amigas e amigos comprando apartamento, viajando (não que eu não tenha viajado muito - disso eu não posso reclamar) e eu nunca conseguia guardar $$ para comprar um apartamento ou sei lá, até abrir um negócio, se eu quisesse... Tava sempre apertada!!

Em dezembro de 2010, logo depois que voltei dos EUA, resolvi fazer um limpa no meu guarda-roupa. Acreditem, eu tirei uma mala GIGANTE - daquelas que você vai abrindo o ziper sabe?! Comprada em Orlando na minha primeira viagem, obvio! haha- de roupas do meu armario, fora os sapatos....

Arrumei todos os meus guarda-roupas! Sim, tenho dois para roupa e dois para sapatos!!! Sendo que um de roupa e um de sapato fica la no quarto da bagunça porque não cabe no meu! Depois de tudo arrumado, descobri váaaarias roupas E sapatos que eu nunca tinha usado! Fora maquiagem, cremes, etc!!!

Pensei muito sobre o consumismo que a gente vive, sobre o capitalismo selvagem... E, a pior que a conclusão que eu tirei é que no mundo de hoje parece que: "A gente é o que a gente tem/compra". Fiquei me sentindo péssima com essa conclusão que EU tirei!

Com isso borbulhando na minha cabeça, fiquei pensando se eu realmente precisava de tudo aquilo e se era isso que eu realmente queria para mim. Comprar, comprar, talvez usar e depois deixar dentro do armario. Tinham roupas que eu não usava há um tempão porque ficava atrás de tudo, sabe?! Ficava escondida no meio de tantas outras... E pior, eu estava usando sempre as mesmas roupas... Ou seja, de nada adiantava comprar aquele monte de coisas...


Resumindo: Resolvi ficar um ano sem compras, para mostrar para mim mesma que não é preciso comprar, que eu tenho coisas suficientes para passar muito mais de um ano sem comprar nada e também para incentivar o consusmismo inteligente, bem pensado. Eu quero aprender que não preciso comprar tudo!

Enfim, estou indo super bem! Não comprei absolutamente nada para mim, nem um lacinho de cabelo, viu, Liz Bozolan?! hahaha Claro, que ganehi algumas coisinhas durante o ano, também teve meu aniversário que ganhei muitos presentes ótimos, mas.... eu não comprei nada!! E posso falar?! Estou super feliz que tenho conseguido usar as minhas roupas, usar tendencias e também me joguei nas minhas maquiagens e cosméticos!! Descobri que tenho tanta coisa... Como vcs podem ter visto aqui no blog!


Ah, e antes que eu me esqueça: apesar das pessoas falarem que os blogs incentivam o consumismo, etc... Comigo está acontecendo o inverso: o blog me permitiu ver o tanto de coisas que eu tenho, como eu posso usar, etc... Por que, né, a gente sabe que uma peça pode ser usada de trocentas formas diferentes!!!


E, para terminar este post gigante, fiquem com um vídeo do consumo inteleigente. Acho que faz bem para todo mundo, né?!


Bom, é issso, gente! Continuo aqui na minha luta diária. As unicas coisas permitidas são brigadeiro, cursos e alguns almoços e jantares também são permitidos... Mas compras para uso pessoal nada!! Ah, e também não faço mais as unhas na manicure! Aprendi a fazer sozinha! Hoje, faz parte da minha terapia!

Quem tiver dicas para me passar, é só deixar nos comentários, ta?! Ah, e se quiserem saber mais alguma coisa, tb é so deixar nos comentários!

Atualização: A blogueira aqui esta sofrendo de amnésia... hahaha.. Como bem lembrado pela Fer nos comentarios, em dezembro vai fazer um ano que eu estou sem comprar nada.. A partir de janeiro ja posso comprar, mas racionalmente... Se eu voltar a comprar complusivamente, terei que entrar em recesso novamente! hehehe 

Lembrete:
Tem promoção rolando aqui no blog! É só clicar na foto na barra lateral ou aqui.

15 comentários:

  1. Muito bem amiga,
    Eu estou meio assim também, vc sabe né?!!!
    O próximo passo é parar de ir na Brigaderia hahaha.
    XoXo
    Mah

    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana giu!!! Uns dos melhore posts q já li, tenho certeza q vai ajudar muita gente! Vou me preparar para um período similar! E qdo vc começa a economizar, rola um vicio sabe? Vc vê sua poupancinha crescendo e fica mega animada a continuar economizando!!! força aí!!!
    Só faltou uma info...qdo exatamente acaba seu ano sem compras? Rara

    Bjos, fer teodoreli

    ResponderExcluir
  3. Parabéns giu! NAo parece ser fácil. Eu outro dia abri um armário no banheiro e vi que tenho muita maquiagem e cremes e cosméticos novos. Parei de comprar e agora vou distribuínso para amigas!!!! Bj lisa

    ResponderExcluir
  4. É meninas, não pe facil.. Mas o começo é mais dificil... Depois fica mais facil.. Sabe quando vc morre por uma peça da coleção de verão, mas logo ja começam a falar das tendencias do inverno, vem as novas coleções... Ai, vc ja nem lembra mais da q vc tinha gostado... E vou falar, com essa estoria de investir no blog e ir em eventos de inauguração de loja, lançamento de coleção, desfile,etc, fica muito mais dificil... Vc vai nas lojas e nao compra nenhum lacinho de cabelo... hahaha.. MAs depois vc acostuma... Realmente Fer, rola um vicio de ir guardando o dinheiro e ver a poupança crescer... hehehe
    Lisa, se quiser, pode mandar coisas aqui pra casa! hahaha.. Faço resenha e ainda te dou os creditos no post!! hahaha
    Beijos a todas!
    Adorei as visitas e os comentarios!

    ResponderExcluir
  5. Giu!!
    A-D-O-R-E-I....!!!!!!!!!
    Me ajude com isso, pleaseeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!
    Sempre que eu pensar em comprar algo, vou lembrar desse seu post! Incrívellll!
    valeuuu!
    beijoooos!

    ResponderExcluir
  6. Que linda, amei o post. Comigo aconteceu +/- assim. Eu comprava de tudo (bolsas, sapatos, maquiagem, cremes, roupas) tinha coisas demais e muitas dívidas. Qdo tive meu 1º filhinho, a vida corrida de mãe e profissional me fez dar uma parada. Fiquei um tempão usando somente o que tinha comprado e percebi como eu tinha coisas. Hoje, quase 3 anos depois e com 2 filhinhos, estou bem mais contida, compro somente qdo preciso. Continuo mega vaidosa e antenada em tudo mas sei até onde posso ir. E acreditem, ainda tenho muita coisa dessa época consumista.
    Bjo enorme no coração, até mais.

    ResponderExcluir
  7. Ah, esqueci de assinar o comentário. Sou aquela dos dois filhinhos. Bjs
    Lis Bozolan

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu !!
    Achei bacanérrimo este post !!
    Tenho vindo aqui todos os dias pra ler ! Ainda bem que viciei em algo que não custa não é ??? hehehehe.
    A minha dica pra qdo você terminar o ano sabático é sempre que olhar alguma coisa que quiser comprar pensar: Eu QUERO ou eu PRECISO disso ?? Garanto, vc pensa duas vezes antes de comprar só por comprar !
    Bjs e saudades, Sandra Ctba

    ResponderExcluir
  9. Adorei !!!
    Parabéns Giu !!!
    Foi muito bom esclarecer, pois eu imaginava que tudo o que voce postava no blog, voce comprava .. rs ! ou seja, mega consumista ...
    Ainda nao posso fazer isto, estou em construcao de guarda roupa .. pois minhas irmas casaram e eu fiquei sem roupa .. hauhauha !! Mas achei otimo, com certeza todas nos, ou todos, devemos fazer isto !!!

    Beijos, Parabens !!!!

    P.S .. tudo esta sem acento ... nao sei onde ficam neste computador que estou usando .. rs !!

    ResponderExcluir
  10. Meninas,
    Estou super feliz com os comentarios de vocês aqui!! Vocês me motivam cada vez mais continuar o meu ano sem compras!
    Muito obirgada a todas!!!
    Beijos
    Giu

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela inciativa! Acho muito legal essa conscientização e mais legal ainda compartilhar isso em um blog de moda!
    Muito legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. @atelie de novidades: Realmente não é facil passar o ano inteiro sem comprar nada! Mas cada mes que passa eu sinto uma satisfação muito grande de ter conseguido! Resolvi abrir aqui no blog, para as pessoas saberem que moda é muito mais que aquela roupa super hiper mega cara da vitrine... Moda é saber criar, re-utilizar, etc... Temos que ter um consumo consciente e nao uma complusao por compras, onde se usa a roupa apenas uma vez, ne?!
    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  13. =D
    Olá!!! Sabe o que achei muito engraçado? Acabei de postar este vídeo no meu blog, e resolvi jogar "um ano sem compras" no google (faço isto de vez em quando, desde que comecei meu desafio pessoal, em maio) e apareceu seu blog. Vim conhecer, AMEI. Engraçado é que faço estaito pesquisa ocasionalmente e ainda não tinha encontrado você...
    Mas vamos ao que interessa: PARABÉNS!!!
    =D
    Muito legal sua motivação e sua força de vontade. Comigo aconteceu mais ou menos a mesma coisa, em maio/2011. E continuo firme e forte.
    Linkei seu blog na aba que tenho sobre pessoas com o mesmo propósito, ok?
    Grande beijo,
    Lu

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu,
    Muito obrigada pela visita, por ter gostado do blog e pelo link no seu blog! =)
    Eu nunca tinha contado com detalhes aqui no blog sobre o meu ano sem compras, mas virava e mexia eu citava em algum post e as pessoas tinham dúvidas de como ele funcionava, por quanto tempo, etc.. Enfim, resolvi mostrar pro mundo sobre o meu desafio.
    Para te motivar, os primeiros meses foram mais dificeis, hoje estou mais tranquila. Claro, que ainda tenho vontade de comprar muita coisa, principalmente pq tenho ido a muitos lançamentos para cobrir pro blog, mas hj essa vontade é bem mais fraca... Penso so no $$ que estou guardando e isso motiva demais!
    Boa sorte no seu desafio e tb continue firme e forte.
    Beijos!
    Giu

    ResponderExcluir
  15. @Veri: Adorei o seu comentario1 É exatamente isso mesmo! Acompanho o blog Um ano sem Zara tb! é otimo saber que nao estou sozinha neste barco... hehehe
    Obrigada pela visita, pelo comentario e pelo carinho!
    Beijos
    Giu

    ResponderExcluir

Adoro ler os comentarios que vcs deixam aqui! :)