terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro Rosa!




Eu adoro falar sobre moda, beleza, maquiagem e afins. Porém hoje, venho com um post mais do especial! E, queria pedir, para que todos (homens e mulheres), leiam até final e se quiserem passem para frente. é muito importante.

A campanha Outubro Rosa foi lançada nos Estados Unidos ha mais ou menos 10 anos atrás com o intuito de alertar as pessoas (homens e mulheres) sobre os riscos e a necessidade de prevençao do cancer de mama.

Hoje, dia 04/10, foi lançado nacionalmente, a campanha Outubro Rosa aqui no Brasil.Para celebrar a data, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, além do Palácio do Planalto em Brasília, serão iluminados de rosa, a cor do movimento. Outros monumentos e locais simbólicos em outras cidades também ganharão a iluminação especial. A empreitada é coordenada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio À saude da Mama (Femama).


Outras ações também acontecerão ao longo deste mês de outubro, como: palestras, caminhada, corrida, e movimentos da iniciativa privada que também apoiam a campanha, chamando a atenção para a luta contra a doença.



“O objetivo da mobilização é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”, ressaltou a técnica da Sesau, Rita Webster, acrescentando que a mamografia é o único exame capaz de rastrear e diagnosticar o câncer de mama.

Ainda de acordo com Rita Webster, a mamografia é recomendada para mulheres que estão dos 50 a 69 anos, onde existe o maior índice de câncer mamário. Em relação aos homens, não há uma idade com maior probabilidade de desenvolver a doença, por isso, todos devem ficar em alerta e realizar o autoexame.
Para realizar o exame, as mulheres devem solicitá-lo na Atenção Básica, já que existe um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) especificamente com esta finalidade. E para monitorar a incidência da doença em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) criou Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (SISMAMA), que permite o rastreamento e avaliação rápida dos dados de câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e, embora menos comum, homens também podem ser atingidos.

Ainda segundo o INCA, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, e um dos prováveis motivos é o diagnóstico tardio. Em 2008, ano do último levantamento feito no país, foram registradas 11.860 mortes em decorrência da doença. Das vítimas, 11.735 eram mulheres e 125 homens. Na população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Sintomas e fatores de risco


Além do aparecimento de nódulos no seio e na região da axila, os principais sinais da doença, cuja incidência cresce em mulheres a partir dos 35 anos, são alterações no formato, na coloração e na textura da mama. Os mamilos podem ainda retrair-se, inchar-se ou apresentar secreção.

Para prevenir a enfermidade é recomendado praticar exercícios físicos com regularidade, não fumar e adotar uma dieta equilibrada, sem o consumo de bebidas alcoólicas. Mulheres que menstruaram antes dos 12 anos, com histórico da doença na família e que não tiveram filhos ou foram mães após os 30 anos devem ficar atentas. A exposição excessiva a tratamentos com Raio X e estrógeno também se constituem em fatores de risco.

Detecção e tratamento
Embora amplamente divulgado pela mídia, o autoexame não é indicado pelo INCA, pois pode aumentar o número de biópsias desnecessárias e trazer uma falsa sensação de segurança à mulher. A maneira mais eficaz de detectar a doença é através de consultas com profissionais qualificados. O exame clínico das mamas deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres que têm entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, a mamografia (raio-x das mamas) deve ser realizada a cada dois anos, ou de acordo com prescrição médica.

Uma vez constatada a presença de uma lesão suspeita, o médico indicará uma biópsia, que determinará se o tumor é maligno ou não. Caso o resultado seja positivo, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e através de intervenções cirúrgicas para remover o nódulo. A mastectomia (retirada total da mama) é indicada somente em casos mais graves.

Em dezembro deste ano, vai fazer 10 anos que eu perdi uma tia muito querida, vítima do cancer de mama. Naquela época, as condições eram outras, a tecnologia não estava tão avançada neste setor e não tínhamos muitas medicações e outras armas para lutar contra o cancer de mama.

Falo isso, porque trabalhei de 2007 até começo de 2010, diretamente, em centros de oncologia e posso dizer que hoje, sim, temos muitas armas para lutar contra. Porém, quanto mais cedo diagnosticada a doença, mais fácil e mais rapida é a resposta do tratamento. Portanto, os exames para diagnosticar a doença mais cedo, são de extrema importancia. Apesar do INCA não indicar, o auto-exame, por exemplo, podemos fazer em casa mesmo e nao tem custo. Se houver suspeita, entre em contato com o seu médico, que te indicará outros exames e, se for o caso, uma biópsia.

Cancer de mama não é uma doença só de mulheres. Portanto, meninos e meninas, fiquem atentos e façam todos os exames preventivos. Vamos no juntar na lutra contra essa doença que atinge milhoes de pessoas no mundo.

Fonte: Jornal do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler os comentarios que vcs deixam aqui! :)